-
QUEM SOMOS
O PRINCÍPIO GERAL: GERENCIAMENTO SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS
O princípio geral do WTERT-Brasil será o mesmo adotado nos outros países pelas coligadas: o gerenciamento responsável dos resíduos deve ser baseado na ciência e na melhor tecnologia disponível e não em ideologias ou modelos econômicos que excluam os custos ambientais.
Um estudo na Universidade de Columbia estimou que a geração global de resíduos deverá ser duplicada até o ano de 2030. Numa base per capta, o consumo de energia e a geração de resíduos sólidos nos EUA é o dobro dos europeus e japoneses que vivem no mesmo padrão de conforto e bem estar. Portanto ainda existe muito espaço para a redução do consumo de energia e produção de lixo no país. Todavia o objetivo de se chegar a “lixo zero” é inatingível. Isso já foi demonstrado por nações com elevada consciência ambiental como Japão e Suíça onde, apesar do esforço feito na reciclagem, ainda dependem das usinas REN no sentido de evitar aterros sanitários.
Isto iria demandar grande expansão da capacidade atual das usinas REN, uma solução de custo elevado para os países em desenvolvimento. Portanto, também é necessário que países como a China, Índia e Brasil construam aterros sanitários modernos para a proteção das águas e a captura do biogás, contribuindo para a redução das mudanças climáticas. Os EUA, seguidos pela China, são os maiores utilizadores de aterros para a disposição final de lixo. Entretanto os EUA lideram na captura e na utilização de biogás dos aterros sanitários.
Isto iria demandar grande expansão da capacidade atual das usinas REN, uma solução de custo elevado para os paises em desenvolvimento. Portanto, também é necessário que países como a China, Índia e Brasil construam aterros sanitários modernos para a proteção das águas e a captura do biogás, contribuindo para a redução das mudanças climáticas. Os EUA, seguidos pela China, são os maiores utilizadores de aterros para a disposição final de lixo. Entretanto os EUA lideram na captura e na utilização de biogas dos aterros sanitários.
A HIERARQUIA NO GERENCIAMENTO DOS RSU (EEC, 2008)

Reciclagem
É a melhor coisa a fazer após a redução da geração de lixo. Nos EUA já foi alcançado um percentual médio de aproximadamente 20% do total no entanto, em alguns estados, este percentual é ainda maior.
Compostagem
Tanto a compostagem aeróbica como a anaeróbica – só tem aplicação prática para a fração orgânica segregada e coletada na fonte. Nos EUA cerca de 9% dos RSU é compostada e corresponde aos resíduos de poda e jardins coletados em separado. Em geral a compostagem é feita em leiras a céu aberto mas tambem pode ser feita em bio-reatores ou pilhas cobertas e aeradas.
Geração de Energia (REN ouWTE)
Após a reciclagem/compostagem de todo o lixo urbano produzido no planeta, cerca de 200 milhões de toneladas são processadas, por ano, em usinas resíduo-energia (REN) que recuperam a energia contida no lixo na forma de eletricidade ou calor. Nos EUA, aproximadamente 7% dos RSU são processados em 87 usinas, gerando cerca de 15 milhões de MWh/ano de energia elétrica.
Aterros Sanitários
A maior parte dos RSU produzidos no mundo, cerca de 800 milhões de toneladas/ano, são descartadas em aterros. O WTERT estima que um metro quadrado é desperdiçado, para sempre, para cada dez toneladas de lixo aterrado. O desenvolvimento verdadeiramente sustentável demanda que somente a fração inorgânica dos resíduos seja disposta em aterros como já é feito no Japão e na Suíça.